domingo, 25 de abril de 2010

QSOs por ano - logstats v.0.5

Há já algum tempo fiz uma pequena aplicação para calcular o número de QSOs por ano de um qualquer ficheiro ADIF. A aplicação poderia extrair mais dados mas na altura o que me interessava era mesmo os contactos por ano por isso não fiz mais nada.

Depois de processado o ficheiro ADIF é criado na mesma pasta um ficheiro CSV que pode ser importado directamente para uma folha de cálculo.

Uma vez na folha de cálculo podem-se criar gráficos para ter uma ideia gráfica dos valores e da evolução destes no tempo.


Neste gráfico, a azul, é apresentado o número de contactos por ano e, a cor de laranja, o número total de contactos, ou seja, a soma, no tempo, dos vários anos.

sábado, 24 de abril de 2010

Boletim da ARUA: QRM#1 e #2 (Anos 90)

Lá arranjei uns minutos, no passado fim de semana, entre e durante afazeres para "digitalizar" os dois boletins editados pela ARUA em meados dos anos 90.

Como o processo de conversão (digitalização) foi feito um pouco à pressa (utilizando apenas uma 'multifuncões' sem auxílio de um PC) algumas páginas ficaram com pouco detalhe (apesar dos 300 dpi) ou mesmo desfocadas.

Assim sendo, para os interessados, seguem os 'links':

QRM #1 (Julho de 1995):
http://ct1enq.myvnc.com/_ct1enq/qrm_1_1995_06.pdf

QRM #2 (Dezembro 1996):
http://ct1enq.myvnc.com/_ct1enq/qrm_2_1996_12.pdf

.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

ClienteDX 0.1

No passado dia 21 de Abril, disponibilizei na lista da ARLA (Cluster), a primeira versão publica desta aplicação. Como o número da versão faz notar, é uma versão experimental com alguns bugs e poucas funcionalidades.

Houve um pequeno problema com as definições locais(regionais) do GTK+ Runtime entretanto corrigido e a sair na próxima versão, assim como a questão dos temas.

Para os que não subscrevem a lista, fica aqui o link para download:

ClienteDX 0.1

Assim que tiver mais tempo vou tentar fazer uma página para acompanhar e registar questões associadas a esta, e outras, aplicações.

ClienteDX com o tema Nimbus


Alguns comentários:

Já experimentei e funciona, parabéns.Obrigado.73 de José Luís Proença - CT1GZB

Excelente trabalho, os meus parabéns pelo trabalho e partilha connosco. - CT2HKY

Faço minhas e da Moderação deste Fórum o mesmo comentário,
" Excelente trabalho, os meus parabéns pelo trabalho e partilha connosco. "
È isto que é fazer algo em prol dos radioamadores ou amadores de rádio. - João Costa, CT1FBF

Obrigado pela partilha, ja esta instalado e a correr! - CT2FZI

...Gosto, é pequeno, leve pratico e funcional.
Todavia, se não for pedir muito, o que eu gostava de ver nestes programas é um filtro de bandas... - Matias CT1FFU


Também foi anunciado no blog CT-Spot.

sábado, 17 de abril de 2010

Cliente DX: Mais screenshots

Ainda sem muito tempo, lá escrevi mais um bocado de código. Experimentei meter uns icons na barra de ferramentas da aplicação e uma janela de dialogo para enviar spots. Pode ser feito na linha de comandos (em baixo de todo) ou através desta caixa para aqueles que não sabem o comando. Esta janela de dialogo pode ser invocada por um atalho de teclas.

Aqui segue um screenshot, agora com o tema Raleigh para variar um bocado :).

domingo, 11 de abril de 2010

Cliente para DX Cluster

Apesar de não ter muito tempo disponível decidi começar a fazer uma pequena aplicação que servisse como um cliente para "Dx Clusters".
Nos pequenos intervalos que tive hoje, comecei e quase acabei esta aplicação. Apesar de já existirem algumas aplicações semelhantes, a ideia é adicionar algumas funcionalidades pouco habituais, como por exemplo, um "chat", sinal sonoro sempre que algum colega português anuncie ou seja anunciado, possibilidade de embeber funções em botões para simplificar a utilização visto que muitos colegas não conhecem os comandos habituais de um "Dx Cluster".

Seja como for, isto está a ser feito "na desportiva" e no pouco tempo que tenho para isto, por isso até sair uma primeira versão pode demorar. No entanto deixo aqui um "screenshot" do que fiz hoje.



Para já, está muito parecido com xdx :).