segunda-feira, 1 de setembro de 2008

CT1ENQ-5 Cluster

Desde Março deste ano que tenho vindo a fazer testes com alguns servidores de DX Cluster. Já lá vai o tempo do PacketCluster da Pavillion e o Clusse ou mesmo o DXnet, todos em DOS.
A ideia surgiu por altura do CQ WPX SSB em Março. Como iriamos participar no concurso e não tinhamos a certeza se havia net na sede do grupo 25 (AEP), lembrei-me de instalar um cluster, que afinal não chegou a ser necessário. No entanto, uma vez que tinha aqui alguns PCs, antigos e livres, decidi por um a funcionar. Experimentei o CC Cluster, o DX Spider e o AR Cluster. Ficou por experimentar o CLX :).
O DXSpider não ficou a funcionar e uma vez que o ARCluster estava a funcionar e era simples de configurar, ficou esse instalado. Por falta de utilizadores, para já será só utilizada a internet mas quando necessário poderá ser ligado um porto de RF.

O PC é antigo, um Pentium a 200MHz MMX com 128MB RAM e pode ser acedido, por telnet, através do endereço ct1enq.myvnc.com, no porto 35000.

telnet ct1enq.myvnc.com 35000

.

Echolink CT1EYN-L

Já há algum tempo que o Echolink do Costa (CT1EYN) está a funcionar novamente, mas agora em UHF. A Frequência é 434.700 MHz com o tom de 67.0 Hz.

O tom corresponde ao, actualmente, utilizado na célula de UHF da zona.
Este link está ligado de forma permanente à conferência Lusofona.

Neste momento o link é constituído por um Alinco DR-590 e uma antena vertical. A potência utilizada é de 10W.